A saúde urológica masculina vai além dos exames preventivos. Muitos homens, ao longo da vida, podem precisar de procedimentos cirúrgicos simples e eficazes que proporcionam mais conforto, qualidade de vida e prevenção de doenças.
Entre os procedimentos mais comuns na urologia funcional estão a vasectomia, a postectomia (cirurgia de fimose em adultos) e outras cirurgias que corrigem alterações urinárias e genitais, como estenoses e varicocele.
Cirurgia indicada para homens que desejam uma forma definitiva de contracepção. O procedimento é rápido, feito com anestesia local ou sedação leve, e tem alta taxa de eficácia.
Confira um vídeo em que falo mais sobre o assunto clicando aqui.
Indicação para homens que apresentam fimose persistente, dificuldade na higiene íntima ou infecções recorrentes. Também pode ser indicada por motivos funcionais ou estéticos.
Entenda mais sobre o assunto aqui.
A chave para um bom resultado é a boa indicação do procedimento por parte do cirurgião. Cada procedimento deve ser indicado levando em conta as particularidades dos pacientes, suas queixas e os impactos no dia a dia. Entre as indicações mais comuns para a realização de cirurgias urológicas funcionais, é possível destacar:
Como toda cirurgia, os procedimentos envolvem riscos anestésicos e operatórios. No entanto, são cirurgias seguras, especialmente quando realizadas por profissionais experientes e com técnicas modernas.
A recuperação costuma ser rápida: a maioria dos procedimentos permite alta no mesmo dia, com retorno gradual às atividades habituais entre 3 e 7 dias. Em algumas situações, pode ser necessário manter repouso sexual por um período de 2 a 4 semanas. O acompanhamento pós-operatório é sempre individualizado, respeitando as necessidades e características de cada paciente.
Em geral, as cirurgias funcionais são de pequeno porte e pouco invasivas, como por vídeolaparoscopia ou via endoscópica (pelo canal urinário, sem cortes). Isso oferece diversas vantagens para o paciente:
Diversas condições que afetam o bem-estar, confiança e qualidade de vida dos homens podem ser resolvidas cirurgicamente com segurança e conforto. Caso você sofra incômodos relacionados aos sistemas urinário e reprodutor, entre em contato. A partir de uma avaliação individualizada e escuta atenta, podemos encontrar o melhor caminho para o seu problema.
Muitos cânceres urológicos não causam sintomas nas fases iniciais. Por isso, homens a partir dos 40 a 50 anos e mulheres com fatores de risco devem realizar exames preventivos, como:
A avaliação precoce aumenta as chances de tratamento curativo, com impacto direto na qualidade de vida.
Receber um diagnóstico de câncer urológico não deve indicar o fim da linha. Atualmente, contamos com diversas linhas de tratamento capazes de oferecer oportunidade de cura e qualidade de vida aos pacientes oncológicos.
Conte com uma equipe capacitada e pronta para te ouvir neste momento e sinta-se seguro em toda a jornada de luta contra o câncer. Se você busca uma cirurgiã urológica especialista em uro-oncologia, entre em contato e agende uma consulta.
Embora existam técnicas para reversão, a vasectomia deve ser considerada definitiva. Por isso, é essencial uma avaliação prévia com o urologista para esclarecer dúvidas e expectativas.
Se há dificuldade para expor a glande, dor, infecções ou alterações estéticas que geram incômodo, a postectomia pode ser indicada. A cirurgia é segura e realizada de forma personalizada.
Sim, diversos procedimentos podem ser realizados com técnicas minimamente invasivas. Isso reduz o trauma cirúrgico e acelera a recuperação.
Atendimentos são feitos por reembolso médico. A equipe orienta como obter as informações junto ao seu plano de saúde e auxilia no processo de solicitação.