O cálculo urinário, popularmente conhecido como pedra nos rins, é uma condição bastante comum e pode causar dores intensas e recorrentes. O problema acontece quando pequenas partículas presentes na urina se cristalizam e formam pedras, que podem se mover pelos rins, ureteres e bexiga.
Embora algumas pessoas nunca tenham sintomas, quando a pedra se desloca, essa movimentação pode gerar crises agudas que exigem tratamento especializado. Entenda como as pedras se formam, as principais causas e as opções de tratamento.
A litíase urinária, também conhecida como cálculo urinário ou pedra nos rins, é uma condição em que pequenas partículas presentes na urina se acumulam e formam cristais sólidos em diferentes partes do trato urinário, como rins, ureteres, bexiga ou uretra.
As pedras são formada nos rins por conta da alta concentração de sais e minerais na urina e podem se movimentar por todo o trato urinário
As pedras nos rins surgem, geralmente, por alterações na concentração de sais e minerais na urina, levando à formação dos cristais. Vários fatores podem contribuir para a formação das pedras nos rins. Os mais frequentes incluem:
Manter-se bem hidratado é uma das melhores formas de prevenção.
Os sintomas de cálculo urinário podem variar de acordo com o tamanho e a localização da pedra. Os mais comuns são:
Pedras pequenas podem ser silenciosas e descobertas apenas em exames de rotina.
O tratamento depende do tamanho, da localização e da gravidade dos sintomas. As principais opções incluem:
Cálculos urinários merecem atenção, pois podem causar crises dolorosas e comprometer a função dos rins. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais simples costuma ser o tratamento. Agende uma consulta e vamos conversar sobre a melhor forma de cuidar da sua saúde urinária.
Perguntas frequentes sobre cálculo urinário
Beber bastante água, reduzir o consumo de sal e de proteínas em excesso, manter um peso saudável e realizar acompanhamento com o urologista são as melhores formas de prevenção.
Não. Pedras pequenas podem ser eliminadas naturalmente com tratamento clínico. Cirurgias são indicadas para cálculos maiores, dolorosos ou que causam complicações.
A cirurgia robótica é recomendada principalmente para casos complexos ou grandes cálculos. O urologista avalia individualmente a melhor abordagem para cada paciente.